A lenda do Pontal da Santa Cruz

O Pontal da Santa Cruz, em Santana do Cariri, possui um dos mais belos mirantes da região, com vista para a pequena cidade a 5km e o vasto vale da região, de um verde vívido em tempo de chuva. Diz a lenda que o local já foi assombrado, e por isso se fazem presente ali uma grande cruz, e capela, colocados com o propósito de afugentar os seres malignos.

Segundo relato publicado no site do Geopark Araripe, "a assombração só cessou quando a população saiu na serra em procissão e quando ergueu primeiro uma cruz, e, depois, a capelinha. Consta, ainda, na tradição oral, que, por sua exposição dentro da paisagem montanhosa, a localidade representa certa fragilidade, pois foi atingida por raio pelo menos duas vezes (são lembradas as datas de 1976/77 e de 1996), contradizendo o ditado popular de que “um raio não cai duas vezes num mesmo lugar".

O mirante é um ponto de muita visitação por interesse geológico, paleontológico, e místico. Além da capela e da grande cruz de aço, há um parque para as crianças, um restaurante e uma pequena cruz de madeira, feita com os restos da primeira cruz afixada no local.

Postagens mais visitadas deste blog

Cachoeira de Missão Velha: A pedra da Glória

A maldição de Vicente Finin