O cão do distrito de Valença

Imagem: reprodução. PraCegoVer: fotografia colorida com filtro de imagem antiga, gasta. A imagem mostra imagem aérea do distrito de Miguel Xavier, Caririaçu, conhecido como Vila Valência. Há muito verde e relevo ao redor do pequeno distrito.

"Valença", hoje chamada de Miguel Xavier, fica localizada em Caririaçu, Ceará. Foi lá que viveu Miguel Xavier, homem que chegou ao Cariri por volta de 1830 e foi muito importante para a história local, dada sua participação econômica e política. Xavier foi fazendeiro e eleito deputado em 1842. Acolheu em suas terras com trabalho e moradia, muitos cidadãos sertanejos fugidos do alistamento para a Guerra do Paraguai. Sua personalidade arrogante e  de difícil convívio, porém, prevaleceu e contribuiu para sua imagem de homem sobrenatural ainda em vida, "tendo a oralidade popular registrado intensamente casos em que o sujeito escapou de emboscadas e outros perigos".

Mais tarde, um casal de migrantes, provavelmente na seca de 1915, acomodou-se no casarão antigo que pertencera a Miguel Xavier. Quando tiveram um filho, em conflito sobre quem seriam os padrinhos, o pai teria dito que por ele poderia dar o apadrinhamento até ao diabo. A criança cresceu perturbado, atormentada por visões, acontecimentos estranhos ao seu redor que de tão intensos chamaram a atenção de todo o povoado.

Certo dia o Cão resolveu levar de vez a criança... foram muitas novenas em prol da causa, mas só o célebre Padre Cícero Romão Batista conseguiu com suas orações e um cordão benzido usado pra amarrar o Cão, expulsá-lo de vez da região. 

Fonte: Badalo


Postagens mais visitadas deste blog

A maldição de Vicente Finin

Cachoeira de Missão Velha: A pedra da Glória

A lenda do Pontal da Santa Cruz